Quando passar por um continente a mais fica mais barato

Em agosto do ano passado tive que antecipar minhas férias e programar a viagem na correria. O destino: Europa. Aí, como qualquer pessoa que quer fechar a viagem com menos de um mês de antecedência, encontrei os tão assustadores preços das passagens de “em cima da hora”.

Procurei todas as portas de entrada na Europa (Lisboa, Madri, Londres, Paris, Roma...) e o bilhete mais barato era o da TAP. Rio -> Lisboa por R$4 mil reais (na econômica). Sem chances. Foi aí que, fazendo mil cotações, o Skyscanner (ótimo site para comparar preços de passagens) me sugeriu uma opção que parecia meio maluca. Ir para Europa com a US Airways, fazendo uma conexão nos Estados Unidos. A princípio parecia meio loucura, mas o bilhete era quase 2 mil reais mais barato que o da TAP. Não tive dúvidas, era ele.


A quantidade de bilhetes no volta assusta.

















Eu já conhecia a US Airways. É ótima para quem decide a viagem em cima da hora porque mantém os preços. A aeronave é bem simples. Não posso compará-la com um ônibus porque se não o dono da Expresso Brasileiro se sentira ofendido. É bem básico mesmo. Aeromoças pouco simpáticas, mas ok. Vamos lá. A ida foi feita em dois voos: Rio -> Charlotte depois Charlotte-> Dublin. Na volta eram três (!!). Dublin -> Atlanta, Atlanta -> Charlotte e Charlotte -> Rio. Valeu muito a pena. Na volta despachei a bagagem em Dublin e só precisei pegar novamente aqui no Brasil. Me cansei menos do que esperava. A experiência me rendeu algumas dicas que vão aqui caso você se interesse.


Dicas:

- Vá com calma: São dois voos longos, por isso opte por conexões mais longas assim dá tempo de você relaxar e conhecer a cidade onde parou. Na ida fiquei 10h em Charllote. Peguei um ônibus e fui até o centro da cidade. Passeei pelo parque da cidade, fui a shoppings e outlets. A hora passou e eu nem senti. Na volta fiquei em Philadelphia. Tive tempo de pegar o metrô e ir até a Macys no centro da cidade.

- Sala VIP para que te quero: é importante ter um lugar pra relaxar antes de pegar o próximo voo. Pensando nisso eu comprei um voucher da US Airways que dava direito a usar as salas VIP da companhia mesmo estando na econômica. Paguei cerca de US$ 60 para ter acesso ilimitado às salas VIP do grupo por um mês e valeu a pena. Eu tinha um lugar no aeroporto para chegar, relaxar, tomar banho (fornecem toalha, sabonete, shampoo e até escova de dentes), comer e beber. Tudo incluso. Você começa o voo com a energia redobrada.

- Deixe suas coisas: por mais que a gente tente é inevitável viajar sem bagagem de mão. Por isso deixe suas coisas no guarda volume do aeroporto. Todos tem um. Assim você não se preocupa em esquecer, perder ou até mesmo de ser roubado durante a conexão.

- Milhas em dobro: São dois trechos intercontinentais a mais. As milhas também vêm a mais. Ao invés de ganhar 10 mil milhas na viagem inteira você fatura 20 mil.

CONVERSATION

2 comentários: