O mercado das milhas

Milhas, que maravilha! Uns pontos que você simplesmente ganha, caem do céu, e no futuro pode trocar por passagens aéreas. Como o mundo belo, né? Só que não. Milha custa dinheiro e vc tá pagando por isso. Quando um passageiro compra um bilhete aéreo tem uma porcentagem lá que vai para as milhas. É como se ele estivesse pagando pré datado um bilhete aéreo. Por isso não dá pra bobear. E eu sou um rato de milhas, fico sempre acessando os sites pra ver promoções e há anos não pago mais por passagens na hora de fazer viagens internacionais.

O mundo é dividido por 3 grandes alianças globais: Star Alliance, SkyTeam e One World. Ao todo essas alianças conectam companhias aéreas do mundo todo e em todas elas você pode optar por pontuar numa determinada companhia do grupo, não precisa ser necessariamente a que você voou. Por exemplo: viajou de TAM e quer pontuar na American Airlines? Pode!

Meu conselho é que você eleja uma companhia aérea em cada aliança e foque suas milhas numa determinada empresa. Assim fica mais fácil acumular os pontos e trocar por um bilhete. É cheio de gente falando que tem um monte de milhas espalhadas e não consegue usar. Isso é um pecado porque depois de creditada as milhas não podem ir de uma companhia aérea pra outra.

Dica: Se você ganha muitas milhas com o cartão de crédito é melhor jogar suas milhas numa companhia aérea nacional, pois os cartões de crédito só creditam milhas em companhias nacionais (Azul, Tam, Gol e Avianca). Agora se seu foco é nas milhas voadas mesmo, aí eu sugiro pontuar em companhias aéreas gringas. Elas são bem mais maleáveis que as brasileiras.

Abaixo vão algumas dicas sobre qual companhia escolher em cada aliança:


Star Alliance: Por décadas os brasileiros foram os principais clientes. Nela passaram Varig (saudades, Varig!) e TAM. Atualmente a única companhia aérea “brasileira" membro é a Avianca.

Onde creditar? No Smiles da Gol. Por mais que ela não seja membro da Star Alliance, é possível voar numa dessas cias aéreas e pontuar no Smiles.

Prós: Ele é um programa relativamente fácil de emitir os bilhetes, dá para passar as milhas do cartão e tem como emitir tantos bilhetes nacionais quanto internacionais (pode ser até bilhetes voando todo fora do Brasil. Ex: Nova York -> Paris).

Contra: Cobra muitas milhas. Até tem bilhetes baratos, como Brasil -> EUA por 35 mil milhas, mas são raros e a maioria é bem mais caro. Não é o fim do mundo, mas às vezes atrapalha.

- Opção 2: Life Miles (da Avianca).

Prós: Geralmente cobra um preço honesto pelas passagens e dá pra comprar com facilidade bilhetes operados pela Avianda ou por qualquer outra companhia da Star Alliance.

Contra: Não tem como transferir os pontos do cartão de crédito pra lá.

Companhias membro do Star Alliance estão aqui nesse link.


SkyTeam: Pra mim essa e dureza. Nenhuma companhia aérea brasileira pertence ao SkyTeam ou tem acordo então você fica com as milhas lá meio perdidas. Minha sugestão é que você escolha de acordo com o seu perfil:


Dica:
Costuma viajar mais pra Europa? Concentre os pontos na Air France
Viaja mais para os EUA: Pontue na Delta

Fuja da Aerolineas. O programa de milhagem deles é péssimo. Use apenas se você voar muito pela rota Brasil -> Argentina.

Companhias membro do SkyTeam estão aqui nesse link.


One World: É a dona do Brasil. A Tam era Star Alliance, mas quando foi comprada pela Lan teve que migrar para o One World. Sinceramente prefiro o Star Alliance mil vezes, as companhias aéreas deles voam para o mundo todo, são boas. Mas ok, o One World também não é nenhuma tragédia.


Dica:
Onde pontuar? Eu prefiro mil vezes na American Airlines




Prós: Eles são mais honestos na compra de bilhetes, é raro mudarem a tarifa de milhas. Ate pouco tempo atrás você comprava Brasil -> NY por 20 mil o trecho. Agora estão cobrando 30 mil pontos na econômica e 57.5 mil na executiva (tá barato). E vai ser sempre isso. Lá também é possível usar na American para voar pela TAM, por exemplo.

**A melhor coisa: eles deixam você alterar a data da viagem sem custo nenhum. Vc muda quantas vezes for necessário. E o call center brasileiro é ótimo, são rápidos e super educados.

Contras: Não dá pra jogar as milhas do cartão de crédito brasileiro lá.

- Opção 2: Claro, é o programa de Fidelidade da TAM. Se você vai usar suas milhas pra viajar dentro do Brasil é melhor pontuar lá.

Prós: Dá para jogar as milhas do cartão de crédito lá. É mais fácil para emitir bilhetes nacionais.

Contras: Eles cobram caro pelos bilhetes e constantemente aumentam a tarifa. Um Brasil -> NY geralmente sai por 45 mil milhas. Além disso suas milhas do cartão de crédito valem 20% a menos lá. Por exemplo, mandou mil milhas do cartão? Eles vão acusar o recebimento apenas de 800.

Se quiser fazer qualquer alteração no bilhete sempre vai custar 100 dólares mais diferença tarifária.

Bom, não tem muito segredo. As milhas são suas, você tá pagando por isso. Então cuidado, guarde direitinho, e use! Se possível evite trocar por hospedagem ou produtos. Eles cobram sempre uma fortuna de milhas pra trocar por produtos ou serviços, não vale a pena.

CONVERSATION

1 comentários: