Fazer ou não fazer conexão. Eis a questão.

Agora em julho saí de férias e novamente a bendita opção de fazer uma conexão surgiu no meu roteiro. Ainda um pouco traumatizado da minha experiência anterior, quando passei dois dias em Caracas para conseguir chegar em Punta Cana, fiquei receoso.

O esquema dessa vez seria o seguinte. Meu destino final era Nova York. O voo direto mais barato era pela TAM que cobrava R$2.700. Ao mesmo tempo a Avianca oferecia o mesmo trecho por pouco menos de R$2.000. Uma economia bastante considerável. O problema seriam as dez horas de conexão em Bogotá. Pesquisei, pesquisei e resolvi encarar. O resultado foi melhor do que eu esperava!

A começar pelo serviço da Avianca. Vim num Airbus A330. Tela individual, vários filmes, séries e reportagens em vários idiomas (inclusive em português). Além disso o sistema de entretenimento a bordo permite que o passageiro escute suas músicas do ipod ou de um pen-drive conectando os dispositivos em entradas individuais. Alta tecnologia que agrada o passageiro e faz com que as 5h30 de voo de São Paulo até Bogotá passem mais rápidas.

A configuração das poltronas também é uma boa. O esquema é o 2x4x2. Explico: dois passageiros num lado, fileira central com quatro assentos e na outra ponta outros dois assentos. A distância entre a poltrona da frente também é uma boa. Gostei bastante.

O serviço de bordo foi normal. Nada de especial. Como saímos de São Paulo às 8h30 da manhã a refeição foi café da manhã. Ovos mexidos ou omelete acompanhados de café e pão. No fim do voo eles passam novamente com bebidas e mais um sanduíche quente. No quesito quantidade superam as concorrentes. Já fui para Frankfurt com a TAM passando o serviço de bordo uma única vez.

O atendimento dos comissários também nada de especial. São educados, mas não se esforçam para ser super simpáticos. Normal em voos internacionais na econômica, não é?
Por fim, outro ponto positivo! Foram extremamente pontuais. Decolei na hora e minutos marcados e pousei 5 minutos antes do esperado.

Bom, agora vamos à conexão! Ao chegar em Bogotá tive gratas surpresas!

A primeira é que minhas malas seriam levadas diretamente para o meu destino final, no caso Nova York. Não sendo necessário eu pegá-las e depois despachar novamente.

A segunda boa notícia é que eles dão ao passageiro de desembarcar ou não na Colômbia. Se você quiser aproveitar o tempo que ficará em solo para conhecer Bogotá pode sair do aeroporto. Basta fazer a imigração. Caso contrário, você é diretamente direcionado ao embarque de voos internacionais e nem precisa passar pela imigração. Uma maravilha!

A terceira e boa notícia vira ótima se você, como eu, optar por ficar no aeroporto. Aqui tem internet grátis!! Basta ligar o computar, selecionar a conexão wireless “Aeropuerto ElDorado” e usar. Muito bom! Além disso, um balcão com várias tomadas fica à disposição dos passageiros. Só tome cuidado porque as tomadas tem entrada apenas de “pauzinho”. Não as de bolinha, como muitas do Brasil.

Pra ajudar a passar o tempo o saguão, que é pequeno e de fácil localização, tem algumas lojas e o tradicional Dutty Free. Na foto ao lado você vê a praça de alimentação e algumas lojas.

Comer também é fácil e não é caro. R$1 vale em torno de 1.200 pesos colombianos e aqui a gente encontra lanches a partir de 4 mil pesos. Bem barato, vale a pena.

No fim acho que essa conexão valeu. Se você não estiver com o cronograma da viagem apertado vale a pena passar algumas horas aqui na Colômbia. Além de economizar um bom dinheiro você tem a oportunidade de conhecer outro país.

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Bom saber.

    Conexão aqui em GRU por exemplo é sempre um problema: não há área para fumantes (eu não reclamo, mas imagina meus passageiros que já vieram de voos longos, param por horas aquim em Sampa e depois terão que encarar o voo para Dubai por mais 14 horas, tudo sem fumar!). Além do que nosso aeroporto não oferece wi fi de graça!

    Pensarei nessa possibilidade próxima vez. Boa dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem aerea de fumante sim! Tem um hotel na ala de embarque internacional q pode fumar mas precisa pagar uma taxa!

      Excluir