E não é que a Croácia tá com tudo?

Quando comecei a planejar as férias desse ano lembrei que uma amiga tinha comentado que Dubrovnik, na Croácia, é a “nova Ibiza”. Me programei e fui. Por sorte Dubrovnik é ainda muito mais legal que Ibiza. É uma grande mistura de cidade com uma super bagagem cultura +  história + praias europeias (com o mar adriático!) + fácil mobilidade + custo/benefício e um ar romântico. Ah! Também tem pouquíssimos brasileiros!








CHEGANDO LÁ: Pra chegar é um pouco complicado, já que não temos voos direto do Brasil pra Croácia. Eu estava vindo de Mykonos e tive que fazer um pinga-pinga. Mas quem for direto do Brasil dá pra ir até uma das grandes capitais europeias (Madri, Paris ou Frankfurt) e de lá ir até Zagreb (a capital da Croácia) e depois para Dubrovnik. Esse trecho dura 1h e geralmente é feito por um bimotor como esse da foto abaixo. Senta, reza e vai!


Uma boa é usar a milhas! Eu paguei apenas 25 mil pontos do Fidelidade pra ir de Dubrovnik para Nova York. Um voo operado pela Lufthansa.

Ao chegar ao minúsculo aeroporto de Dubrovnik é possível pegar um táxi pro centro da cidade (uns 25 dólares) ou então o ônibus, que custa 4 dólares e leva 40 minutos.


ONDE FICAR: O melhor lugar é na cidade antiga. Com toda certeza! É uma área que fica dentro de um grande forte. Formado por várias vielas cheias de casas, restaurantes, lojas e hotéis. Tudo misturado. É uma delícia porque dá a impressão de que você é um local. Eu fiquei no “Old Town Hostel”. Sensacional! Um dos melhores hostels que eu já fiquei na vida! O dono é um americado super gente boa que se preocupa em entreter os hospedes. Sempre prepara pipoca e drinks pra galera que está na área de estar. O resto do staff também é super atencioso. Sempre dando dicas e tudo mais. O banheiro é tão limpo que deu pra tomar banho sem chinelo!! Quem fica em hostel sabe que isso é um avanço!! O único porém é que lá não tem elevador. Mas vale muito a pena.

GASTANTO LÁ: A Croácia faz parte da União Europeia, mas não usa o Euro. Segundo o guia turístico que conheci lá, o país entendeu que mudar a moeda atrapalharia a economia deles. Pois bem, a moeda chama-se Kuna. A cotação de 1 euro é de mais ou menos 7,2 kunas. Saí pra jantar todas as noites, embora estivesse na contenção de gastos, e não me arrependi. Os pratos principais são a base de frutos do mar (risoto, massa...). Um jantar num restaurante legal com prato principal e vinho sai por pessoa, em média, 120 kunas. Ou seja, nem 17 euros. Fora isso os sanduíches são baratos e o pedaço da pizza custa o equivalente a menos de 2 euros.

LUGARES PRÓXIMOS: Logo na frente de Dubrovnik tem uma ilha chamada Lokrum. O ferry pra lá sai a cada 20 minutos e custa 3 euros ida e volta. Vale a pena. A ilha é bem pequena e quase deserta. Tem 1 restaurante apenas e várias praias. Uma delas é nudista. Fomos lá e é bem engraçado. Mas não se anime. Você não vai ver casais como Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima por lá. Geralmente são pessoas mais velhas. Mas tem outras tantas praias (todas de pedra) e mar clarinho. Vale a visita. Ah!! A ilha não tem nenhum ponto com WI-FI. Lá você vai desconectar geral.

Também aproveitamos para conhecer Montenegro. O país fica bem perto de Dubrovnik. Compramos um tour em uma das agências da cidade. 20 euros. O passeio durou 9h e conhecemos 3 cidades de Montenegro. Valeu por conhecer mais um país e ver como eles são diferentes. Se a sua pegada é conhecer lugares dá para ir até a Bósnia. Fica pertinho e tem passeios de um dia! Outra ideia é ir até o litoral da Itália. Tem um ferry que sai de Dubrovnik todas as noites e vai até Bari. Dura cerca de 8h.


GERAL: O povo é super simpático e quase todo mundo fala inglês. A cidade mesmo tem 3 praias (além das ilhas por perto). Não precisa pagar para usar as cadeiras. Basta apenas consumir nos restaurantes ou então levar a sua toalha ou canga. A vida noturna não é muito agitada. O forte mesmo são os restaurantes e bares. Tem 2 pubs e alguns barzinhos. Casa noturna são duas, mas que bombam mesmo quinta, sexta e sábado.

A Croácia pensa muito no futuro e recebe muito bem os turistas. Fiquei 5 dias lá e foi o suficiente. Por mais que tenha adorado confesso que se ficasse mais tempo acharia meio entediante. Mas deu pra conhecer tudo com calma (incluindo o dia que passei em Montenegro). Muitas pessoas aproveitam para conhecer todo o litoral Croata. É uma boa também. Não fiz isso porque não tinha tempo, mas tem gente que vai também para Split. Uma cidade de praia deles que bomba!!

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário