Cortando os Estados Unidos de trem

Trem é um meio de transporte comum (e elogiado) na Europa e na Ásia, mas nos Estados Unidos essa opção não é muito pop. As distâncias são todas bem longas, o número de companhias aéreas é grande e o serviço férreo americano não é lá essas coisas. Mas o trem existe, corta o país todo e pode ser uma opção de passeio. Em 2016 embarquei num trem de Nova York para Los Angeles. Foram 5.474 km percorridos.

A viagem leva 3 dias e acontece diariamente. O trajeto é dividido em dois trens diferentes:

Nova York para Chicago: dura 19h. Passa por Boston, cruza o estado de Nova York, para rapidinho em Cleveland, corta Indiana até chegar em Chicago. Pessoalmente eu acho que esse trecho vale menos a pena. É uma parte mais metrópole. No seu lugar eu pegaria um voo até Chicago e lá sim pegaria o trem que vai até Los Angeles.

Chicago para Los Angeles: são 43h de viagem e cruza o país todo. Passa pelos estados de Ilinóis, Missouri, Kansas, Novo México, Arizona e por fim a Califórnia.

O que você vai ver:
O mais legal nessa viagem é observar a mudança na paisagem. Você sai de um grande centro urbano, passa pelas grandes planícies, depois muda para o deserto e chega em outro centro urbano. Uma das paradas é em Flagstaff, no Arizona, onde tem uma das áreas mais bonitas do Grand Canyon. A temperatura varia muda bastante. Dentro do trem tem um vagão todo de vidro onde as pessoas aproveitam para admirar a paisagem, conversar, ler. É o melhor lugar do trem.

Paradas:
A parada em cada cidade dura cerca de 10 a 15 minutos. É tudo muito rápido. A minha sugestão é que você compre a viagem em trechos separados e fique pelo menos um dia em cada lugar. Eu sugiro: algum lugar no Kansas, La Junta (Colorado), Albuquerque (Novo México) e Flagstaff (Arizona) - essa é a melhor parada. Dá pra ficar dois dias lá para conhecer o Grand Canyon.
Em algumas cidades tem um ônibus da própria Amtrak que leva até os pontos turísticos. A lista completa de cidade está aqui nesse link.


Quando ir:
Sugiro ir de abril a outubro. Depois disso fica muito frio e a viagem perde um pouco da graça. Na primavera e no outono também fica mais bonito ver a transição da vegetação ao longo do caminho.

Cabines:
Existem dois tipos de acomodação no trem: poltrona normal ou cabine. Claro que se você for cruzar o país o ideal é pegar uma dos três classes de cabine. Todas são muito parecidas e comportam 2 adultos. A diferença é que uma tem banheiro privativo e na outra cabem 2 crianças além de 2 adultos. Sinceramente, embora o site diga que cada cabine comporte dois adultos eu acho muito desconfortável duas pessoas em cada cabine. O ideal é que cada adulto fique numa cabine diferente. É bem mais confortável. Eu também abriria mão da cabine com banheiro privativo. Tenho receio da cabine ficar com cheiro. Além disso, são alguns banheiros em cada vagão então embora compartilhado o banheiro é usado por poucas pessoas. Dá para tomar banho dentro do trem, mas se você for descer nas paradas o ideal é aproveitar para tomar banho lá.

Conforto:
Logo no embarque você é apresentado ao comissário do seu vagão. É um funcionário que vai cuidando do seu vagão até o destino final. Confesso que eles são mais atenciosos no início da viagem. Conforme o tempo vai passando dá pra ver que eles ficam cansados e a paciência diminui, mas o serviço ainda é bem melhor que o das companhias aéreas. Eles montam e desmontam a cama das cabines todas as noites. Além disso o valor da reserva inclui 3 refeições diárias: café, almoço e jantar. O passageiro paga na hora apenas pela bebida. É um esquema parecido com o dos cruzeiros, só que mais simples. Existem dois turnos para cada refeição e todos os dias é necessário reservar em qual turno você pretende comer. As mesas tem capacidade para 4 pessoas. Então se você estiver num número inferior certamente eles vão colocar alguém na sua mesa. No meu caso estávamos em 3 pessoas então era bem legal porque sempre conhecíamos alguém diferente. A comida é boa. Nada de especial, mas gostosa. Além disso tem um cafeteria no andar inferior onde é possível comprar comida e bebida o dia todo.

Ah! Tem wifi a bordo. Às vezes falha, mas é bom.

Quanto custa:
Na cabine mais simples a viagem toda custa cerca de $950 dólares. Eu fiquei nessa cabine e não me arrependo. Se você quiser parar em alguns destinos é necessário comprar os trechos separadamente e aí o preço aumenta um pouco. Mas não é muito.

Vale a pena?
Vale! Embora eu tenha ido a trabalho eu penso muito em repetir a viagem. Vi muitas pessoas diferentes no trem. Acho que o passeio é ideal para adultos. As crianças podem achar entediante. Vi casais, aposentados, executivos. Acho que vale pela experiência, pelas paisagens, pelos destinos e, se estiver sozinho, pelo tempo de qualidade para pensar na vida.

No site oficial a Amtrak, empresa que faz a viagem, tem um manual com mais informações da linha.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário