Olimpíadas da Ponte Aérea

Já andou de avião? Aquele clima de viagem. Pessoas alegres porque vão viajar, ou então tristes pela partida. Mas sempre uma mistura de sentimentos. E ponte aérea? Alguém já fez ponte aérea?


O clima da ponte aérea é totalmente diferente. Na teoria esse tipo de vôo liga as cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, mas na prática é muito diferente. Nenhum clima de emoção, pessoas vestidas com roupa social, sérias, apressadas. Tão apressadas que as vezes não sobra tempo para a educação.


Há dois anos pego esse tipo de voo pelo menos uma vez por mês. O estopim disso foi hoje, em Congonhas, quando entreguei a minha passagem para o funcionário da Infraero e disse "Bom dia". Ele me olhou surpreso e disse "Você disse bom dia? Estou aqui desde cedo e essa é a primeira vez que me dão bom dia". Aí avisei ele: o pessoal da ponte aérea não conhece esse tipo de expressão.


Pensando nisso, e no clima esportivo que o Brasil está, pensei em lançarmos as Olimpíadas da Ponte Aérea:


Nado sincronizado sem sorriso:


Sem água, essa prova acontece logo na sala de embarque. Todos estão indo viajar por um motivo super importante e isso os faz se sentirem a última bolacha do pacote. Tal evento é tão necessário que o passageiro tem que estar preparado para quando chegar ao seu destino. Para isso ele teve que se lembrar de levar mil coisas: documentos, celular, computador, ipad, caneta, brindes, roupa social, cartões de visita, cartão de milhagem, agenda.. Uma coisa ficou de fora! O sorriso. E é essa a essência da competição. todos ficam tão sérios, mas tão sérios, que eles devem ter um pacto de não sorrir. Ganha quem conseguir manter o ar sério e compenetrado por mais tempo. Aquele que conseguir tirar um sorriso do rosto do passageiro da ponte aérea já começa as olimpíadas com vários pontos de vantagem


Corrida dos 100 metros livres:


Nessa o passageiro é mero espectador, afinal ele continua competindo na prova anterior. A do sem sorriso. Agora nessa da corrida participa exclusivamente a tripulação. A ponte aérea dura, em média, 45 minutos. O tempo de cruzeiro é menor e os comissários têm que correr para entregar o serviço de bordo e recolher tudo a tempo. Se o voo tem turbulência aí ferrou. Eles têm que correr mais ainda. Uma verdadeira maratona!


Corrida dos 100 metros com obstáculo:


O avião pousa, mas ainda não estacionou. O aviso de apertar os cintos ainda está aceso e os benditos passageiros já estão de pé, amontoando para desembarcar logo. Parece que há uma ordem para a evacuação imediata da aeronave. Sobra tudo pra coitada da comissária, que tem que ficar repetindo no sistema de som que os passageiros devem voltar para as poltronas. No melhor estilo "professora de quinta série dando bronca nos alunos". Se eu fosse piloto iria frear bem forte quando chegasse no ponto de estacionamento. Só pra ouvir os apressadinhos levando um tombo no corredor.


Nas fotos você vê o sinal de apertar os cintos ainda aceso e os passageiros todos de pé.



Salto sem vara até o corredor:


Depois do pouso e daquele climão com a bronca da comissária a porta da aeronave é aberta. O embarque enfim é autorizado. Você que seguiu as instruções de segurança tenta desembarcar, mas encontra no corredor aquele pessoal que levantou da poltrona antes da hora e fica de fuzilando com os olhos só por você ousar sair da poltrona e passar na frente deles. Quem consegue sair rápido é um herói!


Lançamento de bagagens:


Nessa prova o passageiro também é mero espectador. A prova é realizada pelo pessoal de terra da Infraero que, sutilmente, jogam as bagagens nas esteiras. Selo de frágil pra que? Elas são jogadas mesmo. Sem dó nem piedade. Essa prova não é exclusiva da ponte aérea, mas se você estiver desembarcando em Congonhas vai poder assistir tudo de camarote. A parede do terminal de desembarque é de vidro. Assim você consegue sofrer melhor, vendo sua mala nova, cheia de coisas que você comprou, sendo lançada como se fosse um disco de competição olímpica.


Tá vendo? A ponte aérea é pura diversão. Quem disse que não dá pra viver tantas situações em pouco tempo?!

CONVERSATION

1 comentários:

  1. Falei que ia ver com carinho... Mto bom o blog, gostei da pitada de humor nos textos. Parabéns!
    Abs

    ResponderExcluir